Um dia ao passar por algumas ruas e avenidas da minha cidade, Palmas, parei e pensei por algum tempo, o motivo da sinalização turística que a Secretaria de turismo do município está instalando na capital. São placas secas, sem informação qualquer, apenas citam o nome do local e muitas estão em lugares distantes do citado.
Para visitantes de outros estados, elas não servem para nada. Posso usar como exemplo a sinalização da feira da 304 sul, o turista que trafegar pela avenida e avistar aquela placa, vai ler "Feira da 304 Sul", o que é isso? É feira de que? E o que mais me chama a atenção é que parece que nossa cidade não recebe turistas interncionais. De acordo com uma matéria publicada em um site de Estudos Turísticos, toda Sinalização Turística deverá, por ora, optar pela apresentação de placas mistas, com pictogramas e legendas, preferencialmente em dois idiomas. O inglês, como o idioma mais conhecido internacionalmente e o idioma de origem da cidade.Só por esse trecho da matéria, já sabemos que elas estão fora dos padrões.
É através da sinalização turística, que os visitantes podem se deslocar, se acomodar, se alimentar, saber onde está, onde pode ir.
Para eu não pecar em meus comentários aqui deixados, pesquisei bastante, para saber se esse sistema implantado aqui em Palmas, estava ou não fora dos padrões da regulamentação turística do país. Descobri, descobri que esse meu texto, seria em vão, que não adiantava de nada manifestar minha opinião nesse simples blog, pois as placas estão de acordo com o Sistema de Sinalização Turística. Mas não desisti, continuei a escrever, por que não acho que minhas observações citadas acima, são alheias, acho que deveriam ter o mínimo de informações, conter conteúdo, para realmente serem chamadas de "Sinalização".





